Valor do frete é assunto importante para os donos de lojas online. Ele é um fator de peso na decisão do cliente, basta cobrar um pouco a mais para perder vendas.
O envio de encomendas não pode ser caro demais e nem muito em conta, caso contrário, você prejudica a margem de lucro do negócio. A solução é buscar o bom e velho equilíbrio.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para oferecer frete mais barato, trabalhar com envio grátis e até como fazer vendas sem entrega.
O primeiro passo para diminuir o custo dos envios é conhecer as opções ao seu alcance. Entenda as diferenças e saiba qual vale mais a pena.
Não é preciso contratar grandes transportadoras para fazer entregas na sua cidade ou região. Existem opções mais em conta, que podem até ajudar a entregar o pacote no mesmo dia. Você pode acionar motoboys ou até colocar as encomendas no próprio carro para distribuir no final do dia.
Aqui vale um acordo com o cliente: quanto maior a compra maior o desconto no valor do envio. Ou então um pedido de quantidade mínima de produtos para o cliente ter preços mais em conta na entrega.
Para um frete mais barato dê descontos para quem sempre compra com você, assim os consumidores terão experiências exclusivas e sempre voltarão para a sua loja.
O valor fixo dá confiança ao cliente, ele começa e termina a compra sabendo quanto vai pagar. Com preço fechado, ninguém é pego de surpresa na hora de fazer o pagamento, que é quando ele confere o quanto vai ser cobrado pelo envio.
Mas atenção: a loja precisa ter controle financeiro e de estoque para se organizar e não perder dinheiro com essa opção.
Seja qual for a escolha, uma coisa é certa: você precisa saber como escolher bons fornecedores para esse serviço. Fique atento aos seguintes pontos:
Atenção: parcerias ruins podem prejudicar seu esforço, por isso, faça uma pesquisa para escolher bem o fornecedor. Um bom lugar para descobrir a reputação é no Reclame Aqui, este portal reúne queixas de consumidores e mostra como as empresas resolvem os problemas.
Para os clientes mais apressadinhos, nada melhor do que receber a compra no mesmo dia. E seu negócio pode fazer isso sem envolver nenhuma transportadora, mas sim combinando a retirada.
Esta é uma opção muito usada por negócios que vendem comida. O cliente compra online e vai até a loja física buscar o pedido, um jeito de tirar o custo do frete e permitir que venda e entrega aconteçam no mesmo dia.
Na retirada o produto vai estar pronto e separado, esperando o consumidor. Vale lembrar: não precisa ter loja física para oferecer a retirada, ela também pode ser feita na sua casa, local de trabalho, armazém, ou você pode combinar um local estratégico para realizar a entrega pessoalmente ao cliente.
Sim, é possível! O frete grátis é o que mais atrai nas compras online, porém, para oferecer esta vantagem é preciso ter um bom planejamento. Veja alguns pontos importantes.
Vender sem retorno não faz sentido, então, é importante considerar qual é o lucro da venda e quanto custa enviar aquela encomenda para saber se é possível colocar o frete grátis em prática.
Se a margem for alta, arcar com os custos fica mais fácil e por mais que o gasto seja maior, as chances de vender aumentam. É um passo para trás para dar dois para frente, pense nisso.
Agora, se a margem está pequena, o envio sem custo para o cliente fica mais difícil para o seu bolso. Neste caso existem duas opções: aumentar o preço do produto (e inserir o valor do frete nele) ou colocar uma quantidade mínima para ter acesso ao frete grátis.
Ticket médio nada mais é do que a média de valor das compras feitas no seu negócio. Ele te ajuda a enxergar como estão suas vendas e se está tudo no caminho certo.
O frete grátis pode ser usado nos produtos mais vendidos e que dão mais lucro. Assim você aproveita a popularidade deles, junta com uma oferta imperdível e pode vender ainda mais.
Frete é calculado com base no tamanho e no peso do pacote. Quanto maior e mais pesado, mais caro é o envio. Tenha certeza que as embalagens não estão deixando tudo mais caro sem necessidade.
É lógico que as caixas precisam proteger bem o produto e ter qualidade, mas fazendo pesquisas é possível encontrar alternativas que são menores, mais leves e que conseguem dar proteção do mesmo jeito.
Se não dá para oferecer frete zerado todo dia, crie essa promoção em datas especiais como Dia das Mães, Black Friday e Dia dos Namorados, essas são épocas em que as vendas sempre aumentam, então, pagar pelo frete pode ser um custo pequeno perto do lucro que você pode conseguir.
O mesmo acontece em meses de pouco movimento. Criar promoções relâmpago de frete grátis ou mais barato pode salvar o seu faturamento, além de ajudar a dar saída no estoque e abrir espaço para a chegada de novos produtos.alor do frete é assunto importante para os donos de lojas online. Ele é um fator de peso na decisão do cliente, basta cobrar um pouco a mais para perder vendas.
O envio de encomendas não pode ser caro demais e nem muito em conta, caso contrário, você prejudica a margem de lucro do negócio. A solução é buscar o bom e velho equilíbrio.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para oferecer frete mais barato, trabalhar com envio grátis e até como fazer vendas sem entrega.